terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Reveillon 2016-2017

Eu já tinha feito 2 posts sobre reveillon, em 2012 e 2013. Apesar de em 2012 eu não ter feito uma atualização contando como foi a experiencia com o ingresso pago no Botanic Gardens, a vista foi ótima mas não perfeita. Vimos de trás do Opera House os fogos, e ainda tinha uma árvore alta atrapalhando um pouco a visão. Valeu a pena, mas não sei se eu repetiria pagar tanto por aquele local.

Ainda acho que a melhor vista é de um barco, mas além de caro eu acho que o Lucas precisa ser maior pra eu encarar o perrengue.

Em 2014 o Lucas era recém nascido, então literalmente dormimos durante a virada do ano no intervalo das mamadas. Ano passado (2015) o Lucas ainda era muito pequeno e nós estávamos na Nova Zelandia, então acabamos não fazendo nada. Esse ano eu tinha pensado em ir para Brighton Le Sands, que é uma praia relativamente perto lá de casa (uns 20 minutos de carro) e que tem fogos as 9pm para as famílias com crianças. Mas no último minuto do segundo tempo um dos sócios aqui do escritório onde eu trabalho ofereceu de virmos ver os fogos daqui do escritório. Detalhe: eu trabalho em pleno Circular Quay, bem no meio entre o Opera House e a Harbour Bridge, e como é no décimo andar e ainda tem uma grande varanda, a visão da baía e, consequentemente, dos fogos, é simplesmente perfeita.

Chamei um casal de amigos com filho da idade do Lucas para vir, e montamos uma verdadeira operação de guerra pra trazer as crianças enquanto eles estivessem dormindo já, porque eu morro de medo da varanda aqui do escritório que não é nada segura pra criança. Fora que meu escritório tem cameras monitoradas em tempo real pelo pessoal dos EUA, então tudo que eu não queria era que eles vissem o Lucas correndo por todo lado.
 
Achei o estacionamento do Domain (dentro do Botanic Gardens) que cobrava bem razoáveis $20 a hora pela noite do reveillon, fizemos a reserva e decidimos vir de carro por volta de 7:30pm para as crianças dormirem no carro. Durante o dia levei o Lucas para uma maratona de piscina + pula-pula pra ele ficar bem cansado, dei o jantar e banho em casa e partimos. Foi perfeito: as 8pm ele estava dormindo no carro. Pegamos um pouco de transito porque tinham vários bloqueios no caminho, e acabamos chegando no centro em torno de 8:40pm. Até sair do estacionamento, validar o ticket e andar até meu escritório, acabamos perdendo os fogos das 9pm (sempre tem fogos as 9pm para as crianças e depois os da meia-noite), até escutamos no caminho mas não deu pra ver. Como o Lucas estava na parte mais pesada do sono, ele sequer acordou com o barulho desses fogos.

Chegamos no escritório e fomos confraternizar com outras pessoas que vieram também, comemos nosso piquenique que trouxemos, e conversamos bastante até meia-noite. Na hora dos fogos a vista não podia ser mais perfeita, do alto e bem no meio entre o Opera House e a Harbour Bridge, como vcs podem ver nas fotos abaixo. Os fogos de Sydney sempre ocorrem acompanhado de uma trilha sonora, que esse ano incluiu músicas de Prince e David Bowie. Para mais vídeos e fotos dos fogos, é só ir nesse site aqui.

Os fogos foram bem bonitos e tal, mas eu continuo achando que nenhum espetáculo de fogos vence o de Copacabana. Soa bairrista, eu sei, mas nunca vi fogos tão bonitos e tão longos como os de Copacabana.

Na volta pra casa o Lucas acordou, quase a 1 da manha, para meu desespero. Pegamos um transito absurdo só pra sair do centro (o que era esperado) e ainda fomos deixar 2 pessoas em casa, com isso só chegamos em casa as 3 da manha, e o Lucas só foi dormir as 3:30. No fundo foi bom porque ele dormiu até mais tarde e não nos acordou as 6 da matina como sempre.

Pra quem quer passar o reveillon em Sydney e ver os fogos de perto, ou paga-se muito caro ou tem que chegar nos pontos turísticos muito cedo, tipo antes do meio-dia, e ficar sentado no mesmo lugar até a meia-noite pra guardar o lugar e poder ver os fogos. Se chegar depois de 3-4 da tarde, pode esquecer que a maioria dos pontos no centro (Circular Quay, Botanic Gardens) já está fechado o acesso pois quando os organizadores vêem que atingiu um número x de pessoas eles fecham todos os acessos. Muita gente vai pro norte de Sydney pra ver os fogos do outro lado da ponte, mas além de ficar muito cheio também, o escoamento depois dos fogos é bem pior porque as estacões de trem do norte são menores (na City pelo menos tem 6 estacões de trem razoavelmente perto pra escoar a galera). Enfim, não sei se eu sou muito preguiçosa pra muvuca, ou se com o Lucas ainda pequeno me desanimo de dormir tarde (ele dorme as 8pm e acorda as 6am, ou seja, se eu dormir depois de 11 da noite durmo pouco e mal porque ele ainda acorda durante a noite), mas o fato é que reveillon não me anima muito não. Mas pra quem se animar, recomendo se programar com antecedência, pois tudo nessa cidade é feito com muita, mas muita antecedência (tipo, daqui a uns 4 meses, pode começar a procurar e reservar para o reveillon de 2017).

Seguem as fotos da nossa noite:
 
Vista da varanda do  escritório a noite

Thiago, o fotógrafo da noite, montando seu equipamento
(ele é a metidez em pessoa com essa camera. rs)
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário