segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Bairros de Sydney (parte II)

Continuando o post anterior, hoje vou falar das áreas a oeste do Sydney CBD. Mas antes de começar, quero mostrar um mapa que saiu ano passado no jornal aqui com uma média de preços por bairros seguindo a linha do trem. Eu particularmente sempre preferi morar num bairro que tenha acesso de trem porque eles são muito mais confiáveis em termos de frequência e tempo de viagem do que ônibus ou barcas. Quando eu morava em Rosebery (a 9km da City), demorava 40 minutos pra chegar no trabalho por conta do transito que o ônibus pegava, além de as vezes ficar séculos esperando um ônibus atrasado ou que quando passava não parava por estar muito cheio (aqui quando o ônibus atinge a lotação máxima permitida – que não chega nem perto do sardinha em lata que são os ônibus no Brasil – ele simplesmente não pára mais pra pegar passageiro e se pára o motorista não deixa mais ninguém entrar). Já agora eu moro a 30km da City e demoro os mesmos 40min pra chegar ao trabalho porque pego o trem, que nunca está lotado, raramente atrasa e vou sentada sempre.
 
Esses preços do mapa abaixo se referem ao aluguel de 1 quarto, e o valor é por semana:

 
Esse mapa foi criado pelo site Flatmates.com.au e eles mapearam também Melbourne e Brisbane além de Sydney. Essa reportagem do DailyMail explica melhor no contexto das 3 cidades.

Voltando aos bairros do oeste, pela lista de regiões vai englobar o Inner West, Canterbury-Bankstown, Greater Western Sydney and Western Sydney. O South West eu vou comentar um pouco quando falar da área sul. Como estou fazendo a análise por local council porque é mais especifico, vamos a eles.

O council Inner West é o mais próximo do CBD e engloba bairros como Balmain (bem posh e caro, consequentemente), Leichhardt (conhecido como o bairro italiano), St Peters, Stanmore, Enmore, Marrickville (todos os 4 parecidos, bairros mais antigos com bom comércio em volta. O Thiago tem um certo horror a essa área porque a maioria dos prédios são antigos e meio decadentes arquitetonicamente falando. Tem ainda Petersham – o bairro português, onde os brasileiros vão pra comprar produtos brasileiros e até mesmo comer nos vários e ótimos restaurantes portugueses com culinária semelhante a nossa. Eles sempre tem também festas portuguesas como o festival anual (falei dele nesse post aqui) onde sempre rolam quitutes brasileiros e itens da nossa cultura. A estrela dessa área porém, é sem dúvida Newtown, bairro culturalmente riquíssimo, com muitos bares/música/cinema e uma vida noturna fortíssima. É um bairro de estilo mais alternativo, onde vc vai ver as mais variadas tribos e culturas misturadas. Aliás, uma visita a esse bairro é parada obrigatória pra todos que vêm em Sydney a passeio.

Outro council de destaque é o City of Parramata que engloba vários bairros como o Olympic Park (já falei dele no blog nesse post aqui e nesse outro aqui) e o mais conhecido de todos: Parramata. Essa área do oeste é muito estilo ame ou odeie. Tem gente que ama morar lá, fala super bem, e muitos odeiam. Eu e Thiago estamos no time dos que odeiam. haha Meus motivos: é quente, nem tão barato assim (Parramata é um grande centro de comércio, se duvidar até maior que o CBD e com isso bem valorizado), e muitos dos grupos de imigrantes que foram morar lá não se adaptaram ao estilo de vida australiano e perpetuam os (maus) hábitos de seus países de origem. Então muitos desses subúrbios são sujos, a criminalidade é mais elevada, os problemas entre vizinhos (barulho, sujeira, etc) são mais frequentes e por aí vai. Eu não acho que seja uma questão do país de origem do imigrante em si (e odeio quando generalizam que isso é coisa de indiano/árabe/chinês, porque não é!), mas da mentalidade que se formou nessa área. Enfim, essa e a minha opinião e como eu disse tem quem ame o oeste.

Ainda no oeste tem o council de Strathfield que engloba os bairros de Strathfield, Belfield, Flemington, Greenacre e Homebush. Eu só conheço Strathfield e pra mim entra no mesmo balaio de bairros do oeste que não são a minha praia.
 
Por fim, tem o council de Canterbury-Bankstown que engloba bairros mais próximos do CBD como Beverly Hills, Earlwood, Picnic Point, Revesby e outros mais distantes como Canterbury e Bankstown. Eu até simpatizo com a área de Beverly Hills por exemplo (o Thiago não gosta), mas os mais afastados caem no meu desgosto como o oeste em geral.

Dizem que essa área do oeste é mais violenta, e olhando o mapa de crimes parece que sim dependendo do crime (fonte aqui):

Estupro

Furto

Homicidio

Agressão
 
Ainda assim, basta olhar o número de ocorrências no ano que dá pra ver que a criminalidade é extremamente baixa, nem se compara com as maiores cidades do Brasil.

Nos próximos posts falo sobre o norte e o sul de Sydney.

2 comentários:

  1. Oi Denise, tudo bem?!Estou numa dúvida cruel. Meu marido tem uma proposta de trabalho em Liverpool e eu vou estudar no CBD. Nos aconselharam Parramatta para morar por ser um meio do caminho para ambos. Mas vendo o seu post, fiquei preocupada se seria o melhor. Vc sugeriria avaliarmos alguns outros bairros "meio do caminho" ou que um ou outro estivessem no max a 40mins de trem de casa? Super obrigada, Josiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Josi. Eu particularmente não gosto de Parramatta, como não gosto do west de uma forma geral. Tenho amigos q foram morar lá e odiaram também. Acho que vcs podiam alugar algo de curta temporada por ali ou no caminho pra City pra vcs poderem avaliar, ir conhecer os bairros e ver o q vcs acham. Eu particularmente não vejo problema nenhum em morar a 40min de trem do trabalho, é a distância q a maioria das pessoas percorre diariamente pra ir trabalhar.

      Abs,
      Denise

      Excluir