domingo, 13 de novembro de 2016

Minha experiencia como garçonete e babá

Eu imagino que já tenha falado aqui no blog que até conseguir arrumar um emprego na minha área, trabalhei em hospitality (como é conhecida a área de atendimento ao público em geral) como garçonete e como babá. A parte de babá na verdade foi um curto bico, já já explico.
 
Mas deixa eu começar do começo. Cheguei aqui no último dia de janeiro e já sabia que ia ser difícil conseguir algo na minha área porque direito é aquela coisa, né, não posso trabalhar como advogada porque não validei o diploma, e não me contratavam pra posições menores porque diziam que eu era “overqualified”. Se pra outras áreas o tempo médio pra se conseguir um emprego não ultrapassa 6 meses, no direito tem gente que fica anos pra conseguir entrar. Eu demorei exatos 11 meses.

Enfim, nesse ínterim eu simplesmente não conseguia ficar sem trabalhar. O Thiago preferia focar em conseguir uma vaga na área dele (ele demorou 6 meses pra conseguir a primeira oportunidade) e nós trouxemos uma reserva financeira justamente pra cobrir esse primeiro ano inicial, mas eu simplesmente não consegui ficar parada.
 
As opções de emprego sem ser em áreas específicas mais comuns pra quem acabou de chegar aqui são cleaner (faxineiro/a), waiter/waitress (garçom/garçonete), labour (pedreiro de obra – para homens), shop assistant (vendedor de loja) e babysitter/nanny (babá). Existem muitas outras, claro, como traffic controler (controlador de transito em obra), delivery driver (motorista de entregas), moving (fazer mudança), mas as primeiras são mais comuns e vou me focar nelas.

Como muita coisa aqui na Austrália, vc precisa de uma licença específica pra alguns trabalhos. Vou falar genericamente sobre cada profissão e minhas impressões pessoais quando cheguei aqui:

1) Cleaner: não precisa de licença nenhuma, e muitos trabalhos não exigem inglês bom nem experiencia. É de longe o trabalho mais procurado pelas mulheres quando chegam aqui, até porque muitas sempre fizeram faxina em casa e sabem como funciona. Os horários também costumam ser flexíveis e fica fácil organizar com o horário da escola (pro caso de estudantes). O salário varia muito, tem desde gente que explora e não paga mais de $15, até bom salários de $25 a hora. Lembrando que o salário mínimo na Austrália é de $17.70 por hora (fonte: Fair Work). Como qualquer trabalho, é difícil as vezes conseguir a primeira oportunidade, mas depois da primeira os trabalhos tendem a brotar. Existe o cleaner de casa (que em sua maioria é feito por mulheres), onde as pessoas pagam por hora e a faxina brasileira é muito valorizada por ser mais detalhista, mas também existe o cleaner de obra (mais pesado e muitas vezes feito por homens) e o de escritório e demais estabelecimentos comerciais. Normalmente no de estabelecimentos comerciais se contrata uma empresa e essa empresa sub-contrata os cleaners. As reclamações que já ouvi desse cleaner comercial é que muitas empresas pagam x horas para que determinada empresa/loja seja limpa e o cleaner é que tem que se virar pra cumprir aquele prazo; se não cumprir, só recebe aquelas x horas e não o total que trabalhou. Muita gente gosta do cleaner de escritório por ser de noite, o que facilita pra conciliar com as aulas da escola.

Cleaner nunca foi uma opção pra mim porque 1) eu odeio fazer faxina, 2) sou extremamente lenta na faxina (em casa o expert nisso é o Thiago, ele é tão ninja que dizia que se não arrumasse emprego como arquiteto ia abrir uma empresa de faxina aqui), 3) queria um emprego onde eu pudesse aprimorar meu inglês que já era bom quando eu cheguei, e via de regra como cleaner se pratica pouco ou nada de inglês.

Uma variante de cleaner é housekeeping, onde se faz trabalhos leves da casa ou de um hotel. Eu não sei muito sobre essa área, mas já ouvi muita menina reclamando que o trabalho em hotel é bem puxado e não compensa.

2) Shop assistant: não precisa de licença nenhuma, mas tem que ter um bom nível de inglês. Não considerei como opção porque não tenho tino nenhum pra venda. É um trabalho que paga bem também (entre $20-30 em média) e o horário costuma ser o comercial.

3) Labour: precisa ter o White Card (licença necessária pra se trabalhar com construção na Austrália e como traffic controler em NSW; essa licença se tira fácil com um curso curto pago – em torno de $100). Não sei muitos detalhes até porque costuma ser um emprego exclusivamente masculino. O que ouço é que paga bem mas é pesadíssimo, mesmo caras acostumados a carregar peso podem não aguentar ou se lesionar.

Como esse post já está ficando muito longo, amanha faço sobre os trabalhos de garçonete e babá, que foi o que eu efetivamente fiz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário