segunda-feira, 9 de maio de 2016

Darling Harbour - playground e water play

Sydney não cansa de me surpreender. Já rodamos muitos bairros por aqui, seja porque já nos mudamos 5 vezes (morando no norte, leste, sul, próximo e longe da City) seja porque temos uma pulga dentro de nós que não nos deixa ficar parado no fim de semana.

Talvez por culpa dessa mesma pulga fomos ter um filho que é ligado na tomada. Sim, eu sei que crianças tem muita energia e nunca esperei ter uma criança que fica quietinha lendo livros como eu era. Mas o Lucas extrapola, juro, ainda to pra ver uma criança tão ligada na tomada como ele. Sabe aqueles coelhinhos da propaganda da Duracell? Pois é, nesse estilo. Pouca coisa o entretem por mais de 1 minuto se não envolver correr, escalar, pular, explorar. Sabe aquela historia de acordar na preguiça, ficar uns minutinhos na cama de chamego, descansar deitado ou sentado? Não existe no vocabulário dele! O furacãozinho já acorda num pulo e sai saltitando pelo colchão e pelo quarto, ainda meio cambaleante de sono mas já com a corda toda.
Resultado é que haja fôlego pra correr atrás acompanhar nosso furacãozinho e passar o dia trancados em casa é praticamente impossível, então pelo menos 2 vezes por dia nós saímos com ele pra passear, faça chuva ou faça sol. Daí minha lista de lugares a serem explorados só cresce, ainda que agora com um olhar mais focado na parte infantil.
 
Já tem um tempo que eu ouvia falar do water play de Darling Harbour, mas eu achava que era só um ou outro chafariz onde as crianças se molhavam, porque afinal de contas eu já fui em Darling Harbour trocentas mil vezes e nunca vi nada além disso. Daquelas coisas que não enxergamos até termos filho.
Daí semana retrasada, aproveitando um lindo dia de outono resolvi ir lá com uma amiga australiana do meu grupo de mães. Aliás, parêntesis para comentar que eu nunca vi um ano tão quente como esse está sendo em Sydney! O verão foi fenomenal, recheado de dias ensolarados e quentes e noites agradáveis, e mesmo com a chegada do outono os dias continuam quentes (leia-se, com temperatura entre 20-25 graus) e as noites apenas frescas (leia-se, com temperaturas entre 12-17 graus). Isso que 2 anos atrás eu já tinha desempacotado os casacões de inverno em maio! Esse ano o inverno parece que vai demorar a chegar, e eu não podia ser uma pessoa mais feliz por isso. :)

Voltando ao assunto do post, em plena quarta-feira rumei com o Lucas para a City, com destino a Darling Harbour. A viagem de trem (que dura em torno de 1 hora de onde eu moro pra City) era um dos meus pesadelos, porque claro que o furacãozinho não pára quieto dentro do trem. Mas eu me programei pra ir na hora da soneca dele, levei ele pra um playgroup de manhã pra ele se cansar bastante e de lá fomos direto. Meta alcançada: ele dormiu na viagem de trem toda. Ainda fiquei tensa com a volta, porque ele geralmente só dorme 1 vez por dia, mas acho que o bichinho se cansou tanto, mas tanto em Darling Harbour que capotou na volta também. Pensa numa pessoa feliz! (no caso eu)
Chegando lá fomos comprar sushi no shopping que tem em Darling Harbour e fizemos um delicioso piquenique na grama com as crianças. Em seguida foi a vez de soltarmos as ferinhas no water play. Nós já fomos precavidas e levamos a roupa de piscina/praia das crianças, que além de ser melhor do que roupa de algodão encharcada, ainda protege contra os raios UV. Pelo visto as outras mães não pensaram nisso, porque o que mais tinha era criança só de fralda ou com a roupa ensopada, o que não era muito bom porque a água tava bem gelada e apesar de ser um lindo dia de sol não é tão quente como no verão e a temperatura estava em torno de 23 graus, ficando mais fresquinho na sombra ou no cair da tarde.

Eu que achava que era só um ou outro chafariz mixuruca fiquei absolutamente apaixonada pela estrutura do local! Trata-se de um grande labirinto baixinho com água correndo no meio, na profundidade de no máximo um palmo (em alguns trechos), e com vários “experimentos” pras crianças explorarem como uma roldana que coleta água e espalha nuns canos que se conectam com o labirinto, uma cascada de água em forma de parafuso pras crianças girarem, vários pequenos jatos d`água que as crianças podem pisar em cima e controlar o fluxo de água, pedras fixas no chão dentro do tal labirinto pra dar textura no caminho, e muito, muito mais!
Como o Lucas ainda é pequeno (e baixinho), eu achei que ele teria dificuldade em se movimentar pelo local e que eu ia ficar a todo momento neurótica com medo dele cair. Doce ilusão. Meu canguruzinho tirou de letra os obstáculos e ficou deslumbrado com tanta independência por conseguir explorar sozinho. Ele andou com desenvoltura em cima das pedras me causando mini infartos, escalou pequenas piscinas um pouco elevadas que eu jurava que ele não ia alcançar, quis mexer em tudo e nem se incomodou com a água fria. No final eu tive que tirar ele de lá sob protestos porque o bichinho já estava gelado e resmungando de frio mas ao mesmo tempo não queria de jeito nenhum sair da água.

Ficamos em torno de uma hora nessa parte da água, e como era pleno dia de semana em horário escolar, todas as poucas crianças que tinham por lá eram menores de 5 anos, o que tornou o ambiente bem mais seguro e agradável para o Lucas. Eu já ouvi dizer que nos fins de semana ou durante school holidays o local fica insuportavelmente cheio e a mistura de crianças de idade mais avançada tornam o ambiente menos seguro pros pequeninos.
Tirei pouca foto de lá porque como eu estava sozinha com o Lucas não dava pra correr atrás dele na água carregando celular e batendo foto, rs, então seguem abaixo as poucas fotos que eu tirei seguidas de fotos da internet pra dar melhor dimensão do espetacular que é o local.



 





 
Como se toda essa farra não tivesse sido suficiente, adjacente ao water Play fica um imenso playground de areia. Quando finalmente tirei o Lucas da água e troquei a roupa dele, foi hora de partir pro playground seco onde ele se esbaldou nos escorregas e túneis. Essa parte do playground tem vários brinquedos pra crianças mais velhas que o Lucas não conseguia participar (se bem que ele é tão teimoso obstinado que bem que tentou escalar a parede que desemboca num imenso escorrega, com direito a levar uma “chamada” de uma menina maior de que ali não era local de “babies, só de big kids”. haha Como se o meu tinhoso obstinado se intimidasse com a dificuldade do brinquedo a ser escalado), mas isso não o impediu de ir lá tentar e explorar cada centímetro do playground. Aqui vão fotos do playground:








Claro que o Lucas escalou e desceu sozinho esse último escorrega pro meu desespero, com direito a na segunda vez eu me posicionar na base do escorrega pra quando ele descesse eu amparar se ele precisasse e ele resolver inovar, dar meia volta e descer de bunda pela parte de trás  que tem fendas na rocha pra escalar! Eu saí em debandada  pra impedir, com medo dele cair, tropecei e me machuquei pelo caminho e com esse meu atraso inesperado quando o alcancei ele já tava no meio do caminho descendo de bunda direitinho, pulando de bunda de degrau em degrau pra me matar do coração mais uma vez.
 
Depois de estar todo mundo exausto (não sei quem se cansou mais, eu e minha amiga ou as crianças), fomos pro Guylian Café que tem ali em frente pra tomar um chocolate quente (nós mães) enquanto as crianças tomavam o lanche da tarde que tínhamos levado (biscoitinhos caseiros de banana e aveia + frutas variadas).
O dia foi tão, mas tão legal, que nem vimos a hora passar e fomos pegar o trem pra voltar já na hora do rush, o que queríamos ter evitado por estarmos com 2 carrinhos de bebe. Mas até que não estava tão cheio ainda o trem e voltamos tranquilas, chegando em casa a tempo do jantar dos pequenos.
Quem vier pra Sydney com crianças, o Darling Quarter é parada obrigatória com os pequenos, tenham eles 1 ou 10 anos. Pra chegar lá é super fácil, tem vários meios de transporte, mas eu normalmente vou de trem (se for durante a semana, saltando na estacão de Town Hall) ou de carro (se for no fim de semana, porque dá pra achar estacionamento por $13 – esse aqui). No site deles tem mais informações sobre como chegar, onde comer, etc.
 

6 comentários:

  1. Esse parque em Darling Harbour é de outro mundo, né? Mas de fato, de fim de semana lota de criança mais velha, difícil é não perder os filhos.

    Tem alguns water parks por aqui, né? Eu só fui no daqui de Marrickville, mas sempre fico pensando que deveria levar eles em outros.
    http://www.weekendnotes.com/sydney-free-water-play-parks/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo link! Eu só fui nesse de Darling Harbour, os outros são tão longe e/ou fora de mão pra mim…

      Excluir
  2. Oi Denise como vai? Estou literalmente devorando e amando seu blog. Moro no Brasil e eu e minha família estamos com planos de ir
    para Austrália. Gostaria de agradecer por compartilhar conosco suas experiências, tem sido de grande valia e ajuda para termos uma ideia do que nos espera. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que vc gostou, Amanda!

      Boa sorte no desenrolar dos seus planos. :)

      Excluir
  3. Oi Denise, so uma pergunta. Quando li em seus posts que vc procurava vaga de legal assistant vc precisou fazer algum curso? saberia dizer se a formação brasileira qualificaria como paralegal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Matheus. A rigor vc não precisa de nenhum curso pra ser paralegal não, o que conta é a experiência profissional e em tese a sua atuação na área jurídica no Brasil seria suficiente. Eu até fiz um curso mas mais pra ajudar a focar o meu currículo. Dá uma olhada na tag de "advocacia" que tem na lateral direita do blog que lá têm todos os posts q eu já escrevi sobre o assunto jurídico, inclusive falando com mais detalhes sobre as suas perguntas.

      Abs, Denise

      Excluir