sábado, 23 de abril de 2016

Piscinas em Sydney

Se tem uma coisa que eu nunca fui muito fã quando morava no Brasil eram piscinas. Tinha um nojo absurdo daquela água parada e um monte de gente dentro, fazendo xixi, criança melequenta, etc. No máximo eu ia na piscina do condomínio de alguém vez em nunca. Já fiz muitos anos de natação e tal, mas piscina pra lazer nunca foi a minha praia (aliás prefiro mil vezes praia a piscina).

Quando chegamos em Sydney, descobrimos as piscinas na beira da praia, de água salgada, muitas gratuitas como a de Bronte, Dee Why, muitas pagas como a de Bondi, além das várias piscinas de água doce espalhadas pela cidade como a de North Sydney. Tem vários sites com listas das melhores piscinas ao ar livre, como esse aqui.

Iceberg pool em Bondi
 
Bronte
 
Dee Why
 
North Sydney 

Nós nunca frequentemos nenhuma porque: 1) eu odeio água fria; 2) eu odeio piscina. haha Então num dia quente nossa opção era sempre ir pra praia. E num dia frio/chuvoso, bom, aí quem diabos vai querer ir pra piscina?
Quando o Lucas nasceu, comecei a pagar minha língua em vários sentidos. Quando ele fez 6 meses resolvemos colocar ele na aula de natação, em pleno inverno, então claro que tinha que ser numa piscina aquecida e coberta. Acabamos optando pelo clube que tem perto lá de casa, e que vou falar mais a frente. A aula de natação durou por alguns meses, mas o Lucas perdeu muita aula porque passou 4 meses emendando uma doença na outra (por causa da creche, não da piscina). Aí chegou o verão, o Lucas fazendo 1 ano e já andando e eu comecei a ter um grande problema em dias quentes: o sol daqui é escaldante, o alerta de raios UV nos meses do verão vai de 9 da manhã as 6 da tarde! Ou seja, só sobram 2 horas de manhã e 1 de tarde pra estar exposto ao sol menos forte. Como ir pra praia com um sol de rachar e uma criança pequena que já anda e não pára quieta na sombra? Impossível! Também não dava pra ficar em casa no calor então as piscinas eram a minha salvação. Só que não me adianta uma piscina ao ar livre, porque o sol vai seguir sendo um problema. Aí quem veio como salvação suprema foi a piscina do clube do nosso bairro – o SutherlandLeisure Centre.

Eu já era sócia desse clube há tempos porque a academia deles é a mais barata e completa que achei (custa $85 por mês e dá direito a usar os equipamentos, frequentar as aulas e as piscinas). No quesito piscinas eles tem uma olímpica na área descoberta e uma enorme na parte coberta, que engloba uma parte com raias e outra parte mais rasa para as crianças, além de uma terceira piscina bem rasinha (0.3 metros de profundidade) pros mais miúdos. Vê se não são o máximo as piscinas:


 
No auge do verão eu batia ponto lá com o Lucas pelo menos 1 vez por semana nos dias em que eu não trabalho, e mais uma vez no fim de semana com o Thiago. O Lucas ama ficar andando nas piscinas rasas, pulando da borda, indo nos brinquedos (tem vários cogumelos com jato d’água dos mais variados tipos).
Eles ainda tem uma baita estrutura para as famílias, com enormes banheiros e vestiários, chuveiro com água quente e fria, banheiros pra família (tipo um banheiro grande com vaso, pia, chuveiro e trocador de bb onde os pais podem entrar junto com os filhos), um café com lanches e bebidas e um gramado na parte externa que tem até patinhos andando (esses já foram muito perseguidos pelo Lucas. rs).
Com isso tudo claro que fica um ambiente super familiar e nos fins de semana vive cheio. Como a maioria dos clube (ou leisure centre como são chamados aqui), vc pode pegar a mensalidade ou o dia. Ficamos tão fã de piscina que passamos a querer nos aventurar por outras e visitamos semana passada o Aquatic Centre do Olympic Park (próximo post).

Se vc quiser saber as piscinas mais próximas da sua casa, é só procurar no site do council do seu bairro, ou então numa pesquisa no Google mesmo. Esse site aqui tem uma lista com as melhores piscinas cobertas.
Nessa altura vcs devem estar se perguntando: cadê o meu nojo mortal de piscina? Ah, esse foi embora junto com toda a nojeira que vem junto com ter filhos. :)

Nenhum comentário:

Postar um comentário