quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Home doctor (atendimento médico a domicílio)


Sempre me perguntam sobre o sistema de saúde daqui, que é bem diferente do Brasil. Já fiz vários posts sobre isso (aqui e aqui com link para mais postsantigos) e em um desses posts eu mencionei o home doctor, mas não expliquei melhor do que se trata.
Há alguns meses usamos o serviço pela primeira vez com o Lucas, então vou contar como foi a minha experiencia.

Começando do principio: o home doctor é um serviço de atendimento médico a domicílio em horário não comercial (dia de semana a noite – de 6pm a 8am –, fim de semana e feriados – o dia todo). No site deles tem as cidades atendidas pelo serviço, dentre elas Sydney e Melbourne. O serviço é bulk billed, ou seja, vc não paga a visita pois a cobrança vai direto pro Medicare (pra quem tem) ou pro seguro privado Allianz, Medibank ou Bupa se for estudante internacional (se não se enquadrar nessas hipóteses vc pode pagar com cartão, mas tem que ligar pra eles pra saber o valor). Segundo o site deles, em 80% dos casos o médico chega na sua casa num prazo de 3 horas da ligação solicitando-o.
Funciona assim: vc liga diretamente pra eles (o número é 13 SICK, ou seja, 13 7425) ou faz a solicitação pelo app. Eu fiz pelo app, mas aí em seguida alguém do call center deles me ligou pra pegar mais detalhes e confirmar o agendamento. No meu caso liguei porque era um domingo de tarde e o Lucas estava com umas bolinhas pelo corpo, sendo que 2 dias antes ele tinha tido febre e vomito. Como no dia da febre melhorou em seguida, não cheguei a levar no médico, mas daí domingo apareceram essas bolinhas e eu não queria levar ele pra creche no dia seguinte sem saber se era algo contagioso, mas ao mesmo tempo ele estava bem, não era caso de hospital.

Aliás esse é um detalhe que eles avisam no site: esse serviço é pra casos em que não haja uma emergência séria, ou necessidade de exames, pois nesse caso melhor levar no hospital mesmo. Mas também não é como no Brasil que se vc está com uma dor de garganta aguda no domingo vc vai no hospital, aqui vc pode chamar esse médico em casa ou ir num medical centre que funcione nos fins de semana (nesse dia eu até podia levar o Lucas num medical centre desses, mas estávamos voltando de um longo dia e tudo que eu queria era chegar em casa). Eu nunca tive que ir com o Lucas pro hospital, todas as infecções que ele já teve (incluindo febre alta, otite, amigdalite, eczema, etc) tratamos no GP ou no medical centre ou com esse home doctor.
Voltando a história: fiz a solicitação do serviço e eles me deram uma previsão de 2 horas para a chegada do médico. Quando estava perto dessa previsão vencer, recebi uma ligação do próprio médico avisando que ele estava um pouco atrasado mas chegaria em 30 minutos. Ele chegou, examinou o Lucas (ouvido, garganta, nariz), viu a rash, eu contei dos sintomas que ele teve antes e ele deu o diagnóstico (nada grave, só uma infecção viral). Ainda pedi a ele um certificado constando que o Lucas não poderia ir na creche pro Thiago poder apresentar no trabalho dele pra faltar no dia seguinte (o que acabou não precisando porque a rash sumiu no dia seguinte e o Lucas foi pra creche normalmente). Ah, e no final ele pede o número do cartão do Medicare pra cobrar diretamente deles, eu não tive que pagar nada.

No geral fiquei bem satisfeita com o serviço, o médico (um clínico geral, o GP como chamado aqui) era bem atencioso, examinou o Lucas sem pressa e achei que não ficou devendo nada a uma visita ao meu GP usual. Claro que eu sempre vou preferir o meu GP de confiança (na verdade tenho 2, o usual e outro pra quando o usual não está disponível), mas numa emergência não tão grave vale a pena chamar usar esse serviço.

2 comentários:

  1. Oi, Turino e Denise!
    Sou arquiteta e estou interessada em pedir visto permanente na Austrália e gostaria de saber se posso tirar dúvidas com vocês.
    Meu e-mail de contato é fernanda.lopesdearaujo@gmail.com. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,

      Toda a informação que temos está no blog, mas como já tem mais de 4 anos que fizemos o processo as coisas mudaram muito. Melhor vc consultar um agente de imigração que poderá analisar o seu caso e dizer se vc é elegível ao visto.

      Boa sorte!

      Excluir