quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Eye test

Como toda quatro olhos, e depois de muito enrolar, finalmente fui fazer meu exame de vista anual (que nesse caso eu não fazia desde que saí do Brasil).

Aqui na Austrália a coisa funciona um pouco diferente do Brasil, por dois motivos básicos:

1) O exame é feito na loja onde vc compra o óculos, não no consultório médico;
2) O Medicare (plano de saúde do governo) cobre o exame e alguns planos de saúde privados cobrem também os óculos e a lente (até um limite, dependendo do plano escolhido). Lembrando que eu falo da minha perspectiva com o visto de residência, não sei como funciona para outros tipos de visto.

No meu caso marquei no Specsavers, que é uma das lojas de óculos maiores e mais famosas na Austrália, com dezenas de lojas espalhadas por todo o país. A rigor vc pode chegar lá e ser atendido na hora, se tiver um funcionário disponível, mas muitas lojas vivem lotadas, principalmente no fim de semana. Então marquei antecipado, fiz um pré-agendamento no site e em menos de 24 horas me ligaram para confirmar os dados e o dia e horário.

Chegando lá vc termina o cadastro, apresenta o cartão do Medicare e vai pro exame de vista. Como sempre fiz esses exames no Brasil, desde criança, posso dizer que me impressionou como aqui eles são mais meticulosos. Além daquele exame clássico pra avaliar o grau, vc também passa por mais 2 máquinas que avaliam a pressão do olho, a resposta a luz, teste de glaucoma e outras cositas mais que eu não saberia descrever nem em português (nem em inglês). Tinha até um exame pra ver se existe estrabismo, ainda bem que os meus olhos vesgos de criança já se endireitaram... rs

No meu caso, a optometrista que avaliou meus exames disse que tinha uma pequena anormalidade no teste de glaucoma e perguntou se eu tinha histórico dessa doença na família. A imbecil aqui confundiu as doenças em inglês e respondeu que sim, no que ela disse que iria fazer exames mais detalhados (também cobertos pelo Medicare) para avaliar melhor. Logo em seguida eu me dei conta da minha imbecilidade e corrigi a informação, não era histórico de glaucoma, e sim catarata. Mesmo assim ela disse que não custava fazer esse teste mais detalhado e acompanhar no decorrer dos anos pra ver se vai ocorrer alguma variação e se for o caso usar um colírio preventivo. Achei super detalhista e fiquei bem impressionada com a preocupação deles.

Como meu grau não tinha mudado quase nada, ela disse que eu não precisava fazer novos óculos (detalhe: aqui eles chamam o óculos de grau de “spectacles”, apesar de “glasses” também ser usado em menor grau). Só que como o plano de saúde privado cobre $150 anuais em armação e lente, e eu já ando de saco cheio de pagar esse plano privado que não cobre quase nada resolvi usar a cota que tenho.

Fiz um óculos de grau + um de sol com grau também (coincidentemente os dois da seção masculina, não sei porque achei os femininos todos "boring" - se clicar no óculos coloquei o link pras fotos deles.). Tudo, incluindo a armação e lente saiu adivinhem quanto? Zero! O plano cobriu tudo, e olha que tem muitos óculos de marca entre os que vc podem escolher nesse pacote. Tá, pra não dizer que cobriu tudo paguei $37 “out-of-pocket” (por fora) porque escolhi uma lente antireflexo. Mas se quisesse a lente comum saía tudo de graça.

Convenci o Thiago a fazer o exame também, mesmo ele nunca tendo precisado de óculos, afinal é de graça, né? haha Acabou que ele tem um leve grau para perto, a famosa vista cansada mais conhecida como “a velhice chegando”. Infelizmente com esse tipo de grau ele não podia fazer o de sol, então fez 2 óculos de grau também sem pagar nada (esses aqui e aqui).

A título de curiosidade: os graus de correção visual aqui são iguais ao Brasil (negativo para miopia, positivo para hipermetropia, com as variacoes de 0.25, 0.5, 0.75, 1, etc), só muda o nome dos problemas visuais. Os mais comuns são (em inglês, mas coloquei o equivalente em portugues pra facilitar):

I. Short Sight (miopia)
If you can see close objects clearly but have trouble focusing on objects in the distance, you are probably short sighted or have myopia. You may find it difficult to read signs, watch television or recognise people walking down the street towards you.

II. Long Sight (hipermetropia)
When long sighted, your distance vision is good, but you have trouble with closer objects, which appear blurred. Other symptoms include eye fatigue, headaches and aching eyes, especially after reading or working on a computer. Experiencing difficulty seeing characters when texting may also be a sign of hyperopia or long sight.

III. Irregular Shaped Eye (astigmatismo)
Most people don’t have a perfectly shaped cornea. However, when the curve is pronounced, your vision may be blurred and this is known as astigmatism. This is very common and is not a disease.

IV. Age Related Long Sight (vista cansada)
If you’re over 40 years of age and notice that it’s becoming difficult to read the menu in a low lit restaurant, or if you have to extend your arms when reading a book or sending a text, you’re probably suffering from presbyopia. This is a natural part of growing older and occurs when your eyes lose their ability to bring close objects into clear focus.

11 comentários:

  1. Aqui no Brasil também fazem exames minuciosos, e não pagamos nada, pelo Plano de Saúde caréssimo....
    Catarata: você paga a lente importada (que a nacional não presta, segundo os próprios médicos).
    E sempre é bom fazer uma geral anual, nossa visão é importantíssima, né?
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô. Eu achei os exames daqui mais minuciosos dos que os q fazia regularmente no Brasil.
      Bjs

      Excluir
  2. Que tudo!! Era a informação que estava procurando! Desde quando ainda estava no Brasil acompanhava o teu blog, ele é ótimo. Sou "recém"-chegada (3 meses) em Sydney, e tem sido muito útil. Obrigada. :)

    Marta

    ResponderExcluir
  3. Olá Denise!

    Viajo para a Austrália em poucos meses e venho acompanhando seu blog, que é muito bacana!!
    Aproveitando o post acima, queria tirar algumas dúvidas sobre lentes de contato. Uso lentes o dia todo e aqui no Brasil simplesmente vou à ótica, informo meu grau e compro uma caixinha de lentes gelatinosas. Como funciona aí na Austrália? É tranquilo comprar lentes? Precisa apresentar receita? Além disso, costumo usar Renu para guardar as lentes. Será que encontro facilmente por aí?

    Desde já, obrigada! E continue escrevendo o blog, que é super inspirador!! Abs

    Ana Carolina Leite

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana.
      Vc pode comprar normalmente, as lentes na ótica e o Renu na farmácia.
      Não sei qual lente vc usa, mas algumas marcas que vendem no Brasil vendem aqui também, como a Acuvue. Basta vc saber o seu grau direitinho e dá pra comprar até online (http://shop.specsavers.com.au/promos/popular-products).
      O Renu também vc compra facilmente, a farmácia que mais gosto, a Priceline, também aceita compra online (http://www.priceline.com.au/health/eye-and-ear-care/contact-lens-care).
      Viva a globalização! Rs
      Bjs,
      Denise

      Excluir
    2. Quando eu fui comprar a minha lente aqui, a moça da loja disse que ela só poderia me vender se eu tivesse o exame de vista com no máximo 1 ano... como eu não tinha, vou ter que fazer o exame pra comprar as lentes (e aproveitar e comprar um óculos novo, embora eu ache que o meu não vá ser grátis também já que tenho grau alto).

      Excluir
    3. Sério que te pediram receita, Eveline? Estranho pq aqui em Sydney se vende lente até na farmácia, e online, então não acredito que exijam a receita... De todo modo se precisar fazer o exame também é super rápido e fácil, já que aqui se faz numa ótima qualquer ao invés do médico como no Brasil.

      Excluir
    4. Pediram, mas fui só numa loja (Big W) pode ser que seja só lá que seja assim...

      Excluir
  4. Olá Denise, tudo bem?
    Gostei muito do seu blog.
    Cheguei a um mês em Sydney e ele tem sido muito útil. Só uma dúvida...
    O plano que vc usou para comprar os óculos foi o medicare?
    Bjs
    Thanks

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tamyne,

      O Medicare só cobre o exame de vista em si, para os óculos quem cobre é o plano de saúde privado, dependendo da sua cobertura contratada. No meu caso eu tinha o Medibank e agora o Bupa, e ambos cobrem até $200 anuais (o que no Specsavers dá pra comprar 1 óculos de grau e 1 de sol).

      Excluir