sábado, 17 de agosto de 2013

Cinema

Não sei se já disse aqui mais sou cinéfila, daquelas viciadas mesmo em cinema, que já chegou ao cúmulo de tirar férias uma vez na época do Festival do Rio (de cinema) só pra poder ter tempo livre pra comprar o passe de 30 filmes e mesmo assim ficar deprimida por não ter conseguido assistir os outros mais de 200 que estavam em cartaz nas curtas duas semanas do festival.

Ultimamente ando meio parada, seja por falta de tempo, grana ou preguiça mesmo, o que sempre é motivo pra eu me recriminar e prometer que no mês seguinte retomo o pique.

Em casa, logo que chegamos e assinamos a internet ilimitada, comecei a baixar filmes e seriados (esses últimos a minha perdição também, e em parte os culpados de eu não ver mais tanto filme – como dedicar 2 horas pra um filme quando o seriado de 20-40 minutos está ali me tentando?). Logo na primeira semana recebemos um email ameaçador da TPG (nossa provedora de internet):





Nunca tinha ouvido falar disso no Brasil, e parece que mesmo aqui na Austrália outros provedores não tomam a mesma atitude com relação a download, só o nosso mesmo. O fato é que pegamos trauma da ameaça e nunca mais baixamos nada, agora assistimos tudo online. Isso dificultou um pouco ver filme, pois é difícil achar um provedor bom de filme online. Uma opção boa que existe aqui são uns quiosques da Hoyts onde vc aluga filme na máquina (escolhe na tela e paga com cartão de débito/crédito). Custa $3.5 por filme e vc pode ficar com o DVD por 24 horas. Foto abaixo:



Claro que ainda assim sintia falta do cinema... As redes mais conhecidas aqui são:

1) Hoyts: nunca fui e nem tenho vontade, bem estilo blockbuster/cinemão comercial americano. Ingressos a $16.

2) Palace Cinema: também nao fui ainda, mas sei que eles tem muitos festival de cinema estrangeiro (leia-se, não americano).

3) IMAX: ele garante ser “the world’s biggest screen” e, realmente, a tela é gigante! Pra ver 3D é ótimo, assistimos o Star Trek novo lá e foi sensacional! O duro é pagar $31.5 por pessoa pelo ingresso... Eu acho um roubo, só fui mesmo porque quando estudava no TAFE podia comprar ingresso a $20. Ah, além do cinema ter a tela gigante fica localizado em Darling Harbour, o que é ume espetáculo a parte e ótimo programa seja de dia ou de noite.

4) Event Cinema: já fui no de Bondi (dentro do shopping Westfield) e não curti, bem estilo blockbuster/cinemão comercial americano. Ingressos a $19 por pessoa. Next!

5) Dendy: o meu xodó! Primeiro porque é cinema de rua, segundo porque passa filmes mais alternativos (além de também passar festivais diversos) terceiro que é mais barato que os demais (por causa do clube Dendy que temos), e pra completar fica em dois locais ótimos: um no Circular Quay e outro em Newtown. Já fui no de Circular Quay, que é ótimo, mas atualmente vamos mais em Newtown. O ingresso normal custa $18, mas fizemos uma carteirinha (pagando $9 de taxa por ano) e com ela podemos comprar ingresso a $13. Fora que recebemos um cartão de fidelidade e a cada 3 filmes ganhamos um ingresso de graça.





Curiosidades sobre o cinema na Austrália:

1) Não sei se é em todos os cinemas, mas no Dendy pode entrar com bebida alcoólica na sessão. Thiago sempre reclama que quer comprar uma taça de vinho para assistir filme com a cara da riqueza. haha

2) Tudo bem passar comercial antes do filme – no Brasil isso também acontece. Mas aqui o número de comercial é uma coisa absurda! Sério, dura pelo menos 10 minutos, o que parece uma eternidade! E é de tudo quanto é tipo, e ainda naquela qualidade podre dos comerciais australianos. Ninguém merece...

3) Nos cinemas maiores o controle é igual no Brasil, mas no Dendy vira e mexe sequer tem alguém pra recolher os tickets na entrada. Entra quem quiser, na hora que quiser, uma loucura. Mas claro que ninguém tenta burlar e entrar sem ticket, afinal, educação vem de berço. :)

4 comentários:

  1. alegal esse ação encima da pirataria, é o certo, para nós brasileiros acostumados a filme a real com capinha ver isso é um choque, alias, excelente seu blog, li tudo :P e também estou com planos de ir para aí

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Douglas! Aqui rola uma repressão maior sim, nada perto dos processos milionários dos EUA, claro. Eu também acho isso legal, já tava na hora dos brasileiros pararem de achar que é benéfico o famoso "jeitinho brasileiro" pra tudo.
      Bem vindo ao blog!

      Excluir
  2. Denise, tem vários sites que dá pra ver seriado online... tipo streaming sem baixar, sabe? A gente usa muito (ainda mais agora que começamos a ver Breaking Bad, tamos na terceira temporada ainda, mas começamos tem nem um mês) normalmente tem qualidade boa, só não tem legenda... Se quiser te passo os links!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eveline! Obrigada, mas tenho tb 4 sites ótimos onde vejo seriado online, com qualidade perfeita. Um com legenda em inglês e os outros com legenda em português (pros dias em que estou preguiçosa...rs). Achei tb site com filme online, mas normalmente demora mais pra carregar.

      Excluir