sábado, 25 de maio de 2013

Carteira de motorista

Uma coisa que gera algumas dúvidas é quanto a tirar carteira de motorista na Austrália. Resumidamente, a regra é:

1) Se vc é estudante ou tem visto de trabalho (considerado visitante estrangeiro), pode dirigir indefinidamente com a carteira de motorista do Brasil, que tem que ser a internacional, em inglês, ou ter também uma tradução.

2) Se vc tem visto permanente, a carteira de motorista do Brasil só vale nos 3 primeiros meses, depois tem que tirar a carteira australiana (segundo o RTA). E aí existem duas possibilidades:

a) sua carteira no Brasil tem mais de 5 anos e está válida quando vc dá entrada na papelada no RTA (Detran daqui) – processo curto
b) vc não tinha carteira no Brasil ou ela está com prazo de validade vencido ou tem menos de 5 anos – processo longo.

O processo longo, pelo qual todos os australianos tem que passar, é o seguinte:

- Fazer a “prova de identidade” e passar no teste de vista e no escrito (chamado Driver Knowledge Test - DKT).

- Passando nesse teste escrito vc pega a “learner licence” (carteira de aprendiz), que é válida por 5 anos, mais um log book (tipo um livro de anotações) para registrar as experiências dirigindo. Vc é liberado desse “log book” se, dentre outros: (i) possui uma carteira de motorista estrangeira; (ii) tiver mais de 25 anos.

- Depois de 120 horas de direção supervisionada (que não é exigido para aqueles com mais de 25 anos), vc pode fazer o teste prático de direção.

- Passando no teste prático, vc pega a carteira de P1 (Provisional (P1) driver licence). Depois de mais 12 meses, vc pode fazer o “Hazard Perception Test (HPT)” para pegar a P2 (Provisional (P2) driver licence). Finalmente, depois de mais 2 anos com a P2 vc pode (aleluia) aplicar pra “full licence” (carteira plena).

Já no processo curto vc pode fazer de uma vez o teste escrito + exame de vista + a prova prática e pegar a carteira plena de uma tacada só. Ou, como foi o nosso caso (e é muito recomendado pra quem vem de outro país com regras de direção diversas), fazer o teste escrito, pegar a “learner licence”, fazer umas aulas de direção e depois o teste prático.

Alguns detalhes quanto a diferença de carteiras:



1) Só pode dirigir com alguém que tenha a “full licence” no banco carona. Lembrando que se o carona estiver intoxicated (bêbado) não vale! No meu caso, como ainda estou com a “learner licence”, mesmo que o Thiago tenha a “full licence” não podemos sair de carro pra um barzinho se ele quiser beber, pois eu mesmo sóbria não vou poder dirigir.
2) Tem que observar o limite máximo de velocidade de 80km/h.
3) Tem que colocar uma placa de L (como a da foto acima) na parte externa do carro (frente e traseira) e visível a todo momento.
4) A tolerância para álcool no sangue é zero (o padrão em NSW para condutores é 0.05 gramas ou 50 miligramas de álcool em casa 100 mililitros de sangue).




1) Já pode dirigir sozinho, mas ainda tem que colocar uma placa de P1 (como a da foto acima) na parte externa do carro (frente e traseira) e visível a todo momento.
2) Tem que observar o limite máximo de velocidade de 90km/h.
3) A tolerância para álcool no sangue ainda é zero.
4) Regra curiosa: “If aged under 25, you may only carry one passenger under the age of 21 between 11pm and 5am.”




1) Também pode dirigir sozinho, mas ainda tem que colocar uma placa de P2 (como a da foto acima) na parte externa do carro (frente e traseira) e visível a todo momento.
2) Tem que observar o limite máximo de velocidade de 100km/h.
3) A tolerância para álcool no sangue ainda é zero.

Mais informações no site do RTA de NSW: http://www.rta.nsw.gov.au/licensing/gettingalicence/car/learners/index.html

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