segunda-feira, 16 de maio de 2016

Brinquedoteca

Esse fim de semana eu fui conhecer um serviço que estava há tempos pra visitar: a brinquedoteca do meu bairro. Eu sempre evitei comprar muito brinquedo pro Lucas, e ainda faço revezamento de brinquedo em casa. Agora com o Lucas maiorzinho eu sinto que é muito fácil abraçar o nosso lado consumista e comprar um mundo de brinquedos pra ele, o que não é nem um pouco desejável, né. Daí descobri sobre as brinquedotecas que tem em Sydney, onde vc paga uma taxa anual e pode alugar brinquedos por algumas semanas.

Esse fim de semana fui conhecer a da minha região, o Shire. A brinquedoteca se chama Treasure Chest e fica no bairro de Engadine. A anuidade custa apenas $52 e dá direito a alugar a cada 3 semanas até 3 brinquedos + 3 puzzles + 3 jogos de tabuleiro. A variedade de brinquedos é grande e engloba várias idades, e ainda inclui brinquedos maiores como escorregas, carrinhos, scooters, etc. Vi que eles estão precisando de voluntários e já me candidatei pra trabalhar com eles alguns sábados por trimestre, afinal é um programa a base de voluntários e o serviço que eles prestam é tão legal que seria uma pena se acabasse.
Aliás, essa é uma coisa muito forte aqui na Austrália: caridade e senso de comunidade. A maioria dos australianos faz caridade regularmente e trabalha como voluntário. Talvez por isso os centros comunitários sejam tão atuantes e tenham tanta atividade legal e gratuita nos bairros.

Voltando ao assunto do post, tem várias brinquedotecas focadas unicamente em crianças com necessidades especiais, como a Noah’s Ark Toy Library, mas tem também várias que atendem o público em geral. Fazendo uma busca dainternet achei as seguintes: Inner West, Bondi, Forestville, Auburn.
Vale a pena entrar em contato com o Council ou o Community Centre do seu bairro pra ver se eles tem o contato de alguma brinquedoteca na sua região. O meio ambiente agradece e nossas crianças certamente serão pessoinhas melhores desapegando do consumismo desenfreado.

2 comentários:

  1. Boa noite,
    Gosto muito de seguir o vosso blog. Tentei entrar em contacto com voces atraves do endereco da Denise mas da erro e nao consigo. Gostaria da vossa opiniao relativamente a uns assuntos de quem pensa na possibilidade de ir para ai mas nao tem como ter alguma informacao. Peco desculpa pelo abuso mas ficaria muito agradecida se me pudessem facultar algum tipo de contacto para onde possa enviar as minhas duvidas.
    Obrigada.
    Um beijinho
    Sofia

    ResponderExcluir