quarta-feira, 26 de junho de 2013

Cursos online

Aproveitando a deixa do post anterior, deixa eu comentar uma outra investida minha atual na área dos estudos.

Descobri um site que concede cursos online nas mais diversas áreas, o Coursera. Pra vcs terem uma idéia da variedade dos tópicos, seguem alguns exemplos:
- Cryptografy I
- Startup Engeneering
- Nutrition for Health Promotion and Disease Prevention
- Software Define Networking
- etc, etc, etc

Fui fuçando várias áreas e acabei me inscrevendo em vários de assuntos muito diversos - dentre eles “Latin American Culture”, “The Social Context of Mental Health and Illness”, “Constitutional Struggles in the Muslim World". A maioria ainda não começou, e tampouco começam todos juntos, o que acabou sendo ótimo, pois vou te dizer, o curso é pesado!

Comecei o de Latin American Culture e tem muuiiitttooo material para estudar. A cada semana tem um tópico com ao menos 2 textos + 2 vídeos (fora o material complementar), e ao final de cada semana vc responde a um quiz. Depois, ao final do curso tem que entregar um “final essay” e ainda participar dos fóruns e “peer evaluations”. Tudo bem que o quiz é fácil, e vc pode só se inscrever pra ter acesso ao material sem realmente fazer os trabalhos, mas não faz muito sentido fazer um curso se vc não vai se empenhar, certo? Então estou super aplicada e ainda entro nos fóruns para discutir as questões econômicas e políticas, o que é suupppeerrr difícil de se fazer em inglês. Sim, porque apesar do meu inglês ser bom, fica bem mais difícil quando vc tem que argumentar de forma técnica. Essa semana recebi minha primeira “peer evaluation" - vc escreve um texto sobre um assunto e é avaliado por 2 colegas anonimamente. Minha nota foi 2 (vai se 0 a 3, sendo 3 a máxima), fiquei meio contrariada pois queria que tivesse sido 3 (coisa de quem sempre foi cdf na escola... haha), mas acho que tenho que me dar por satisfeita pelo fato do inglês não ser minha língua nativa. Esse é o quadrinho das notas:



Ou seja, ando mega enrolada pra acompanhar esse curso (estou na quarta semana já, de um total de 6), e pra piorar hoje começou outro que me inscrevi, chamado “The Social Context of Mental Health and Illness”. Isso tudo e mais o trabalho full time no escritorio + o TAFE + a viagem pro Brasil na semana que vem + a academia (meu programa de malhação tá frenético, me toma as vezes 4 a 5 dias por semana, um dia faço um post sobre isso). Ufa!

Voltando ao Coursera: o curso que estou fazendo é ótimo, estou surpresa com a qualidade levando em conta o fato de ser gratuito. Os professores são de diversas faculdades de renome ao redor do mundo, e ao final do curso dependendo da sua pontuação vc ainda recebe um certificado. Fora a possibilidade de troca de informação e grupos de discussão com gente do mundo todo, realmente vale a pena.

Pra quem quer melhorar o inglês, e de quebra expandir o conhecimento em alguma área específica, super recomendo se matricular lá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário